11º DIA / SPA - ANTOFOGASTA

25/11/2014

Nos despedimos de SPA com um belo café da manhã, e pegamos a estrada rumo a Calama, mais uma vez estavamos lá no meio do deserto curtindo as paisagens mais lindas e exuberantes que a natureza nos proporcionou. No caminho passamos por um parque eólico magnífico, e isso significa que vamos pegar muito vento pelo caminho, mas tudo bem, já estávamos acostumados com o vento do fim de tarde nas estradas, paramos para almoçar em um restaurante muito aconchegante na beira da estrada só que na entrada um cliente que acabara de almoçar virou para nós e disse : Se vão almoçar aí,  desistam a comida é uma droga!!! Resolvemos só tomar uma água e seguir viagem. Passamos por uma cidadezinha chamada Sierra Gorda que não deve ter 1000 habitantes, passamos pela cidade fantasma de Chuquicamata e ao passarmos pela cidade de Mantos Blancos pegamos uma tempestade de areia impressionante, mas muito normal para o povo desta cidade, e finalmente, chegamos ainda no inicio da tarde em Antofagasta, onde após nos acomodarmos em um hostel fomos almoçar no Mc Donald e passear na praia do Oceano Pacífico que é muito gelado pelo menos nesta época do ano. A noite em uma reunião de emergência resolvemos que no dia seguinte iriamos para a Mão do Deserto e au invés de voltarmos pelo mesmo caminho, desceríamos pela Transamericana e voltaríamos pelo Paso das Águas Negras ou pelo Paso São Francisco e logo cedo eu iria a uma agência bancaria para retirar pesos que estavam acabando.
    Bom, logo cedo peguei a moto e  fui ao banco trocar dinheiro, enquanto a turma se preparava para mais uma jornada, quando voltava para o hostel apareceu um cachorro do tamanho de um  bezerro e tascou uma mordida na minha perna, não deu tempo nem de pensar, na hora que largou a minha perna ficou mordendo a calça de cordura puxando quase me derrubando da moto. Por fim , largou e me deixou a calça com três furos e mais três furos na minha perna. Voltei para o hostel com cara de quem havia sido mordido por um cão chupando manga, a Gláucia fez curativos, carreguei a moto e fomos ao Mc Donald  tomar café da manhã..