7º DIA / SUSQUES - SAN PEDRO DO ATACAMA


21/11/2014

   Depois de uma noite bem dormida, mais muito fria, acordamos na COCHEIRA ao lado das nossas motos e apesar dos contra tempos do dia anterior, a união do grupo estava com um astral excelente e muito bem humorado, tudo era motivo para gozação. Fomos tomar café da manhã por volta das 8:00 hs, e aproveitamos para tirar fotos do hotel e da região que era lindíssima.
   Pouco depois, com as motos carregadas e nós bem agasalhados, partimos em direção a San Pedro do Atacama, íamos percorrer só cerca de 260 km, mas era uma viagem muito especial pois iríamos atravessar a Cordilheira dos Andes onde a altitude chegaria a mais de 4800 mts e a temperatura poderia ser negativa.       Pouco após pegarmos a estrada já deu para perceber que o frio estava bravo, pois apesar de muito bem agasalhados paramos para colocar os cachecóis as balaclavas e a luva segunda pele. Depois de estarmos perfeitamente agasalhados partimos rumo a aduana no Paso Jama... mais uma vez a paisagem, as montanhas, o deserto, as lhamas atravessando a estrada deram um toque especial neste trecho e após 100 km chegamos na aduana... O trâmite para saída da Argentina e entrada no Chile foi rápido, o que foi demorado foi descarregar todas as motos para os guardas chilenos verificarem toda a bagagem em busca de alimentos, foi ai que deu para sentir o efeito da altitude, só de descarregar as motos já me senti cansado, com um pouquinho de falta de ar e um pouco de dor de cabeça. Após sermos liberados seguimos a viagem rumo a travessia dos Andes, a cada curva a paisagem mudava, passamos por vários salares, e vários lagos com a superfície congelada, a altitude atingiu seu ápice a 4818 mts, e a temperatura não sei presisar qual era mas estava muito frio, as mãos pareciam que estavam congelando. Dizem que mascar folha de coca ajuda na altitude e quem ficou encarregado de providenciar as folhas de coca foi o Valmir,  era só falar
 "-Valmirrrrr qué Cooooca... " que ele prontamente fornecia a folhinha milagrosa, que ajudou muito.
  Alguns kms mais adiante, saímos dos 4800mts de altitude e pegamos uma descida de praticamente 40km e chegamos em San Pedro do Atacama a 2000 mts. San Pedro do Atacama é uma cidade que foi formada em um oásis no meio do deserto, é uma cidade que tem seus encantos, mas não é bonita, é diferente, vive do turismo pois explora os encantos naturais que só tem lá no deserto do Atacama. É uma cidade repleta de hotéis, hostéis, restaurantes, muitas lojinhas de artesanatos e vive lotada de turistas de toda parte do mundo o ano inteiro, é uma cidade CARA, uma verdadeira exploração, e quando chegamos lá foi difícil achar vaga em um hotel. Depois de nos acomodarmos fomos passear na cidade e no próprio hotel tinha uma agencia de turismo onde escolhemos 3 passeio, mais isso fica para um outro dia.


LA COCHERA




PAISAGEM EM FRENTE AO HOTEL






TRANSITO INTENSO


SAINDO DA COCHEIRA








LHAMAS


A CADA CURVA UMA NOVA PAISAGEM




+ LHAMAS, AQUI, DE TODAS AS CORES




A CADA PARADA, MEXENDO AS MÃOS PRA ACORDAREM



VALMIR E KÁTIA



PARADA NA PISTA, POIS NO ACOSTAMENTO AFUNDAVA






BENVINDO AO CHILE































NO ALTO DA CORDILHEIRA 4818 M



























CIDADE DE SAN PEDRO: TERRA E POEIRA



NOSSO HOTEL







Nenhum comentário:

Postar um comentário